Quadragésima Nona Leva

DIVERSOS AFINS

Quadragésima Nona Leva

CICERONEANDO


 

Depois de algumas tantas edições, resta-nos sempre certeira e vigorosa a presença veemente do verbo aprender. E tal acepção nunca feriu convicções nem tampouco afastou algumas certezas um tanto óbvias. Pelo contrário, com o que dispúnhamos em mãos acrescentou-se a novidade característica de outras vozes, seus tons, suas pulsantes verdades. Receber um sem número de textos e obras para apreciação nos remete à tarefa de destinar olhos ao mundo como se tudo fosse visto pela primeira vez. Ainda que tudo na vida seja objeto de transformação perene do algo já existente, a ideia do novo não pode ser tida como algo deveras limitado e pouco provável de acontecer. Para tanto, é necessário que percebamos os homens e seus feitos numa dimensão mais ampla possível. No terreno da Literatura e das Artes em geral, as expressões ganham corpo vivo pela capacidade de arrebatamento proporcionada aos nossos mais elementares sentidos. Parafraseando um pouco Caetano Veloso, cada autor ou artista sabe bem o que a vivência das dores e delícias da existência é capaz de exprimir. Enxergar na escuridão seria apenas uma delas. Some-se a isso a perspectiva de sermos cúmplices de grande parte das confissões expostas pelos criadores. Há muito se foram as verdades absolutas. De modo desavisado, algo pode nos tomar de assalto a qualquer instante. Aí reside a força das criações. Por essas tantas razões, tocar adiante qualquer meio editorial requer, sobretudo, um frequente exercício de escuta. A Leva que agora se anuncia abraça as referências contidas na poesia de Lita PassosAlberto BocoLou VianaFabrício ClementeBasilina PereiraCarla Sagulo e Floriano Martins. Há também um pulsante mosaico humano a vibrar nas telas do artista plástico Nestor Lampros. Vislumbramos a densidade dos sentimentos presente nos contos deGeraldo LimaDaniela Mendes e Wilton Cardoso. Nossa pequena sabatina rende escutas ao poeta Gustavo Felicíssimo, que nos fala sobre o gênero haikai e outros temas literários. O dilema das escolhas pontua o texto cinéfilo de Larissa Mendes, numa reflexão sobre o longa Mr. Nobody. Através da crônica de W. J. Solha, somos conduzidos ao curioso nexo entre vocabulário e literatura. Aos nossos leitores, ofertamos descobertas que nunca cessam.

 

*Comentários podem ser feitos ao final da Leva, no link EXPRESSARAM AFINIDADES.

* Nas telas de Nestor Isejima Lampros, há um verdadeiro mosaico dos sentimentos humanos. Percebe-se no artista a influência do Cubismo enquanto elemento motivador das criações. Dentro dessa perspectiva, os homens retratados por ele esbravejam súplicas e desejos, tudo amalgamado num caldeirão borbulhante de signos tão comuns a todos os mortais.

Nestor manipula cores e formas como quem abre brechas no tempo. A despeito disso, um quê de memória aflora em seus contornos, revivendo Picasso, que nos apregoava ser a qualidade de um pintor dependente da quantidade de passado que este traz consigo. Os lampejos da existência assumem o controle da situação, creditando aos seres razoável parcela de autonomia sobre seus feitos. É, então, que o artista toma como instrumento de seu nobre ofício a possibilidade de intervir no destino mundano, fazendo-nos crer que até mesmo o inexplicável é capaz de ser domado pelas labaredas da intuição. Além de dedicar-se à pintura, Nestor Lampros também é quadrinhista, chargista, arte-educador e escritor.

Texto de Fabrício Brandão-Diversos afins-49ª leva-30/09/2010

 

Sobre a loja

Site de vendar de objetos artísticos criados pelo artista plástico Nestor Lampros Minha fanpage no FACE: https://www.facebook.com/artistanestorlampros Visite meu site: www.nestorlampros.com.br Histórias em quadrinhos: http://nestoriasemquadrinhos.blogspot.com/ E escritos+ imagens de quadros de minha autoria: http://caligrafiadoimpossivel.blogspot.com/ Poemas no Mallarmargens: http://www.mallarmargens.com/2012/11/3-poemas-de-nestor-lampros.html

Pague com
  • Bcash
  • PayPal
  • Mercado Pago
  • PagSeguro
Selos
  • Site Seguro

Nestor Lampros - CPF: 195.551.258-21 © Todos os direitos reservados. 2018